sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A gravata ao longo do tempo

Olá Meninas e Meninos!

Hoje vamos falar de um assunto mais masculino, mas que está sendo visto em mulheres ousadas..... A gravata!
Surgindo inicialmente no guarda-roupa masculino, hoje ela já é vista entre muitas fashionistas, e fica um arraso!



A gravata é uma tira de tecido, estreita e longa, que é usada em torno do pescoço e presa por um laço ou nó na parte da frente. Peça predominantemente do vestuário masculino. Apesar de hoje já ser usada por algumas mulheres mais ousadas.
Caracteriza as pessoas que trabalham em escritórios, e é uma forma que a pessoa tem para expressar sua personalidade. Cada pessoa usa a gravata com uma determinada estampa, produzida com um material específico e com o nó feito de certa maneira.

A história da gravata
O termo gravata deriva do francês "cravate", que por sua vez é uma corruptela de "croat", em referência aos croatas, que primeiro apresentaram a indumentária à sociedade parisiense.
A gravata foi usada inicialmente pelos soldados para se protegerem do frio. Os soldados croatas usavam um lenço no pescoço durante a guerra dos trinta anos, e o nome gravata surgiu pela reformulação do nome croata, isto no reinado de Louis XIII.
Luis XIV, com uma gravata primitiva, em 1667.

Por volta de 1650, a gravata começa a ser utilizada pela corte do rei Louis XIV. E cada um investia mais e mais, adicionando rendas e tiras de seda. A partir daí, o uso das gravatas se espalhou por toda a Europa, ajudado pelo frio daquela região, já que ajudavam a manter o pescoço aquecido. Com a expansão marítima, o uso se espalhou também pelos novos continentes.
Sendo usada pelos ricos e os dândis, a gravata atravessou os séculos seguintes e os continentes, evoluindo assim para novas formas.
Na segunda metade do século XIX, uma gravata mais funcional, mais longa e mais estreita surge.
Em 1926, Jesse Langsdorf (inventor Nova Iorquino), teve a idéia de cortar a gravata com o tecido enviesado, surgindo assim uma gravata mais moderna.
Hoje, muitos homens usam mundialmente as gravatas.

A gravata foi se desenvolvendo durante os tempos, acompanhando a evolução de outras peças de vestimenta, até chegar ao estágio em que se encontra hoje. Não se sabe exatamente quem foi o criador do modelo de gravata utilizado atualmente. Mas elas foram se desenvolvendo e se adaptando às mais diversas situações. Os tecidos foram do natural ao semi–sintético, depois ao totalmente sintético e voltaram ao natural ou a tecidos mistos. Hoje em dia, vários tipos de tecidos são utilizados na confecção de gravatas, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e deve ser tratado de maneira diferente.



Dicas para gravatas:

·         - Para não errar, nas situações em que você acha necessário usar uma gravata, use também o sapato social, o terno e a camisa de manga comprida.
·        -  Você pode usar uma gravata “diferente”, ela não precisa combinar com as cores da roupa. Mas se estiver em dúvida, combine a cor da gravata com a do terno, e faça contraste com a cor da camisa.
·         - Quando você estiver de pé, a ponta da gravata deve tocar ou no máximo cobrir a fivela do seu cinto. Abaixo ou acima disso você vai chamar a atenção de forma negativa.
·        -  A sensação de aperto no pescoço quando se usa gravata não é causada pelo nó da gravata, mas sim pelo colarinho mais apertado do que devia. Escolha bem as suas camisas.
·        -  Coloque-a só depois de já ter vestido e ajustado todas as demais peças, incluindo as que são essenciais para a própria colocação da gravata (camisa, calça e cinto).
·        -  As gravatas mais formais são lisas (sem estampa ou padrão) e escuras. As de melhor qualidade costumam ser 100% seda.
·        -  Aquelas gravatas com zíper podem parecer muito práticas, mas você não tem como ajustar a altura delas, elas estragam facilmente, e simplesmente não causam o mesmo efeito. Também não guarde a gravata sem desfazer o nó.
·        -  O prendedor de gravatas não é mais tão utilizado. Mas você pode usar, se desejar muito, e não deixe de prender na camisa também.
·        -  Proteja a gravata na hora de vaporizar o perfume, para não manchá-la
·        -  Guarde-a enrolada ou esticada, para não amarrotar


Alguns modelos de nós de gravata

 Nó Windsor

Nó Four-in-Hand

Nó Meio-Windsor

 Nó oriental


Meninos, não tenham medo de usar gravata. Fica um charme. 
Sigam essas dicas, para não errar.
No próximo post, irei mostrar como fazer nós de gravata. Então venham conferir, para aprender a fazer e não sair desarrumados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário